Que fumar faz mal, todos sabem, inclusive as pessoas que fumam. Mas se livrar desse vício leva tempo e dedicação, a Seguros MM trouxe para você uma matéria para te ajudar nessa jornada, leia mais abaixo:
Fonte: Freepik
Sabemos das doenças que esse vício pode causar, o mau cheiro que fica e até mesmo dos valores altos que o consumo acarreta. Esses motivos levam diariamente milhares de pessoas a pararem de fumar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, porém com as informações corretas e força de vontade as chances de conseguir romper esse vício são maiores, portanto, se você quer parar com o cigarro, parabéns pela sua iniciativa! Antes de tudo, você tem que entender que é normal ter recaídas no processo, e isso não é o fim do mundo, pois serão nessas tentativas que você aprenderá o que realmente é efetivo para você, pois cada pessoa fuma por motivos distintos e possui sensibilidades diferentes à nicotina. É necessário entender também que o ato de fumar não é apenas um costume, por trás do cigarro há várias substâncias que fazem com que seu cérebro emita sensações no seu corpo como relaxamento, alívio e prazer. Essa sensação de recompensa se dá devido a Dopamina, um neurotransmissor envolvido nas reações químicas de prazer e gratificação, através dos neurônios em nosso cérebro.
Fonte: Freepik
Em apenas 30 minutos, a sua pressão arterial e a temperatura do seu corpo já começarão voltar ao normal.
Em 12 horas sem fumar, algumas substâncias como a nicotina e o monóxido de carbono já estarão quase fora do seu organismo, isso faz com que seus batimentos cardíacos se estabilizem e bobeiem oxigênio corretamente.
Em apenas um dia sem fumar você já terá menos chances de sofrer um ataque cardíaco, a estatística para quem fuma é de terem até 3 vezes mais chances de sofrerem um infarto.
Em dois dias, os sinais que você está abandonado o cigarro já começam a aparecer, com isso você tende a ficar mais irritado, ansioso, além de ter tonturas e dores de cabeça, isso ocorre porque o seu corpo já estava acostumado a receber uma dose diária de nicotina. Nessas horas é bom que você frequente lugares onde não seja permitido fumar, e para reajustar a dopamina é indicado que você coma algo que você goste, ou faça atividades que te alegram, mas cuidado, não troque um vício por outro!
Em até 3 meses a fase mais difícil já terá passado, os brônquios e os pulmões já estarão mais abertos, com isso a sua pressão arterial e frequência cardíaca estarão melhores, e o seu fluxo sanguíneo também, isso permitirá que você faça atividades sem perder o fôlego.
Com 1 ano longe dos cigarros, os riscos de ter algum problema cardíaco já são bem menores, praticamente metade dos riscos de um ano atrás, e só tende a diminuir com o tempo.
Depois de 5 anos sem fumar, os riscos de câncer de faringe, boca, bexiga e esôfago são bem menores do que alguém que fuma, e o risco de um câncer de útero já o mesmo de quem não fuma.
Fonte: Freepik
Com 10 anos, a sua saúde continua evoluindo e melhorando em comparação com quem fuma, e nesse tempo, para quem fumava em média um maço por dia, foi economizado em média o valor de R$20,000,00.
Ao completar 15 anos sem cigarro, seu organismo já se recuperou, o risco de ter doenças do coração já são as mesmas do que a de uma pessoa que não fuma, além disso, nesse tempo, o seu corpo já realizou uma limpeza de 4270 substâncias, sendo 70 delas cancerígenas!
De imediato, 15 anos parece ser muita coisa, porém vale lembrar que 30 minutos já fazem diferença, e todo o tempo gasto no processo aumenta sua expectativa de vida!
No Brasil, há em média 18 milhões de fumantes e por mais que este número seja enorme, ele vem caindo cada vez mais, é muito importante para sua saúde mental saber que você não está sozinho nessa caminhada, que os tropeços são normais e todo esforço valerá a pena!
A Seguros MM acredita em você!