
Também conhecido como Síndrome do Esgotamento Profissional, o Burnout é um transtorno emocional que acarreta exaustão extrema, frustração e a sensação de esgotamento físico, mental e emocional.
Geralmente, esse transtorno está relacionado com o ambiente de trabalho, principalmente se as demandas profissionais exigem muita responsabilidade e competitividade.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Burnout entra na categoria de problemas relacionados com a organização e modo de vida, não é caracterizado como problema mental.
Muitas vezes o paciente pode apresentar sintomas de depressão e precisará ser tratado através do uso de medicamentos ou psicoterapia, ou os dois.
O Burnout está relacionado a algumas profissões específicas, principalmente trabalhos que possuem uma grande carga de estresse e alta pressão, em que haja uma relação interpessoal próxima e com chances de atrito.
Profissionais da saúde, professores, e qualquer outra profissional que esteja em um ambiente onde exista uma cobrança muito grande e que gere estresse, pode desenvolver esse transtorno.
Fonte: Freepik
De imediato, acontece um breve afastamento do ambiente que está causando o transtorno e, após isso, a pessoa é novamente avaliada para verificar o seu estado.
Dependendo do caso, sugere-se um adiantamento das férias ou um afastamento mais prolongado do ambiente de trabalho.
O tratamento pode durar entre 1 e 3 meses e o psicólogo ou psiquiatra, faz uso de terapias e medicamentos durante o processo.
Para a sua recuperação, é importante que o paciente reconheça seu estado, entenda quais são os seus limites, saiba dizer ‘não’ e tire momentos no dia para relaxar e desligar a mente do trabalho por um tempo.
O cuidado mental é importante para prevenir o esgotamento.
Descanse, faça meditação e atividades que gerem prazer e lazer como:
Todos esses pontos contribuem para a boa saúde mental.
Dedique um tempo para si mesmo ao invés de colocar somente as necessidades dos outros como prioridade.
O trabalho é sim importante, mas não entregue toda sua energia a ele, tenha outros momentos no seu dia que lhe proporcionem relaxamento.
E se você está em um trabalho onde não está feliz, pode ser que esteja na hora de buscar novas possibilidades de trabalho.
Estar feliz e satisfeito com o que faz, é um grande passo na prevenção do Burnout.
Nós da MM Seguros, nos importamos com sua saúde e queremos lhe proporcionar a segurança e tranquilidade que você precisa para manter sua mente tranquila.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas, estamos a sua disposição.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos, colaboradores da sua empresa e alerte quem você ama!
Entre em contato com a gente e consulte nossos serviços. Temos um pós venda ágil e de excelência com foco nas pessoas, e lembre-se:
Se importa pra você, importa pra nós!
Fonte: Freepik
Protetor de patrimônios, o SUPER HERÓI dos seguros 😄
Bon vivant, pai de 2 meninas e esposo de 1 linda mulher!