No momento, você está visualizando Golpe do boleto falso: Saiba como funciona e aprenda como não cair em armadilhas.

Golpe do boleto falso: Saiba como funciona e aprenda como não cair em armadilhas.

boleto seguros mm

Golpe do boleto falso:
Saiba como funciona e aprenda como não cair em armadilhas.

boleto seguros mm

Fonte: Freepik

O método de pagamento por boletos ainda é algo bem comum no Brasil, pois serve como alternativa para quem não pode pagar com o cartão de credito ou não possui conta em algum banco, e mesmo com a desburocratização para criar contas, em decorrência dos bancos digitais, o número de pessoas que não confiam nessas modalidades ainda é grande.
Segundo o site Reclame aqui, de setembro a janeiro de 2019, houve um aumento de 42% de reclamações referentes a este golpe, e segundo a FEBRABRAN ( Federação Brasileira dos Bancos) o sistema deles eliminou mais de 450 milhões em fraudes de boletos físicos por ano, porém ainda ressaltam que todos devem tomar cada cuidado ao realizar transações do tipo, pois os golpistas sempre buscam maneiras novas para atingirem novas vítimas, as táticas realizadas por eles vão desde a manipulação do código de barras do documento até a criação de páginas falsas  que aparentemente parecem ser de bancos, lojas  e programas de fidelidade que oferecem o download da fatura forjada.

Sabendo que ainda é algo comum, e que o método de pagamento por boletos ainda é muito praticado no mundo do seguros, nós da SEGUROS MM , trouxemos algumas dicas para que você saiba identificar essas situações e não caia nunca nessas fraudes.

VERIFIQUE TODOS OS DADOS ANTES DE PAGAR QUALQUER BOLETO

Boletos fraudados sempre apresentam alguma irregularidade, os dígitos finais representam o valor do boleto: se são diferentes, é possível que seja golpe. Confirme também seus dados pessoais, como CPF, e busque por erros de português e de formatação.

Verifique ainda se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o código do banco que aparece como sendo o emissor do boleto. Um boleto do Banco do Brasil sempre começará com 001, do Bradesco com 237, da Caixa Econômica Federal com 104, do Itaú com 341 e do Santander com 033. Os números bancários podem ser checados no site da Febraban (https://www.febraban.org.br/associados/utilitarios/bancos.asp).

Se o boleto for emitido por lojas, verifique a reputação da empresa no Reclame Aqui e também na lista de sites não recomendados do PROCON, para se certificar de que ela de fato existe e se costumam ter  ocorrências de fraudes. Você também pode buscar o CNPJ no boleto e cheque se ele é real por meio de uma consulta no aplicativo da Receita para smartphone.

Sempre que possível, utilize a leitura de código de barras.

O ideal para qualquer boleto é sempre ler o código de barras, você pode utilizar  a câmera do celular, ou  a leitura no caixa eletrônico, ou até em caixas de supermercados. Na maioria das vezes, boletos com linha digitável adulterada não trazem código de barras compatíveis e precisam forçar a vítima a digitar a sequência manualmente para que o golpe seja efetuado. Portanto, boletos com barras ilegíveis possuem maiores chances de serem falsos.

Evite pagar boletos que não seja disponibilizados direto pela sua credora, ou que cheguem ao seu e-mail sem que você tenha solicitado, não utilize redes e WI-FI públicos, é importante também verificar se o site é um ambiente seguro, se começa com HTTPS://.

Veja a imagem abaixo como verificar isso:

boleto seguros mm

Ao realizar o download de boletos, assim como qualquer outro arquivo, verifique a fonte do arquivo antes, e desconfie sempre de extensões, você pode receber um boleto real e ao realizar o download receber junto um Malware, que se instala em no computador e rouba seus dados, utilize sempre anti-vírus para evitar futuros aborrecimentos, mesmo que seja um gratuito.

Nós da Seguros MM nos preocupamos com sua segurança!
Se importa para você, importa para nós!

SE INSCREVA PARA RECEBER NOSSAS MATÉRIAS MATÉRIAS MATÉRIAS

COMPARTILHE ESSE POST COM SEUS AMIGOS

Deixe um comentário